Histórico e características
A partir de 1881, na França, poetas, pintores, dramaturgos e escritores em geral, influenciados pelo misticismo advindo do grande intercâmbio com as artes, pensamento e religiões orientais - procuram refletir em suas produções a atmosfera presente nas viagens a que se dedicavam.
Marcadamente individualista e místico, foi, com desdém, apelidado de "decadentismo" - clara alusão à decadência dos valores estéticos então vigentes e a uma certa afetação que neles deixava a sua marca. Em 1886 um manifesto trouxe a denominação que viria marcar definitivamente os adeptos desta corrente: simbolismo.
- Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos;
- Caráter individualista
- Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).
Principais características
Subjetivismo:
Os simbolistas terão maior interesse pelo
particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da
realidade não desperta mais interesse, e, sim, está focalizada sob o ponto de
vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética
parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém, mais do que voltar-se
para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu" e
buscam o inconsciente, o sonho.
Musicalidade
A musicalidade é uma das características mais
destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do
simbolismo francês, Paul Verlaine, que em seu poema "Art Poétique",
afirma: "De la musique avant toute chose..." (" A música antes
de mais nada...") Para conseguir aproximação da poesia com a música, os
simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo a aliteração, que
consiste na repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal, e a
assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos.
Transcendentalismo
Um dos princípios básicos dos simbolistas era
sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da
realidade. Ênfase no imaginário e na fantasia. Para interpretar a realidade, os
simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago,
o indefinido ou impreciso. O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e
palavras do genêro, transmite a idéia de uma Obsessão pelo branco (outra
característica do simbolismo) como podemos observar no poema de Cruz e Sousa:
"Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De
luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras..." [...]
Dado esse poema de Cruz e Sousa, percebe-se
claramente uma obsessão pelo branco, sendo relatado com grande constância no
simbolismo.
Grupo 3:
Melissa Araújo Nº:24
Vitcória Godoi Nº:37
Ana Flávia Nº:01
Matheus Nº:23
Natália Nº:25
Laura Nº:20
Natália Nº:25
Laura Nº:20
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